quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

NERD!!?!?! EEEEEEEEEEEUU?!?!

Sabe quando você se depara com aqueles momentos decisivos da sua vida aonde são reveladas epifanias e descobertas surpreendentes? Este momento chegou pra mim quando estava cursando a faculdade de Desenho Industrial, há alguns anos atrás (não tantos anos assim! Ò_õ).

Deixe-me explicar, na infância, estudei em um colégio católico, que ensina religião e rezava ave-marias e pai-nossos todo o santo dia. Neste tempo, eu costumava sentar na frente e tinha um desempenho de bom a ótimo nas aulas. Com a conversão da minha mãe para o protestantismo, ela me tirou de lá no meio da quinta-série (só fui associar uma coisa com a outra recentemente) e fui estudar em um colégio “neutro”. Que, pra mim, era uma escola estadual paga. Lá, o meu desempenho caiu de bom para regular; me sentava no meio. Fiquei um ano e meio até ser transferido para o colégio aonde encerraria o ginásio e o colegial. Neste meio tempo, eu já sentava no fundão, fiz amigos com quem converso até hoje. Era um luxo! A gente passava as aulas ouvindo música, lendo Marie-Claire, fazendo testes da Capricho, brincando de Stop!

Daí veio a faculdade e a coisa mudou de figura. Eu começaria a estudar assuntos que me interessavam, porque, sinceramente, a última vez que eu me deparei com perguntas relacionadas à química, biologia e física, foram no terceiro ano do colegial. Não que essas matérias e outras que eu detesto, como matemática, por exemplo, não sejam importantes para o mundo, elas só não são importantes para mim. Ainda que eu use matemática no meu dia-a-dia, não vou usar o teorema de Pitágoras pra calcular o troco do supermercado!

Então, na faculdade, principalmente nos anos finais, eu começei a me esforçar não só pra tirar a média pra passar na matéria. Eu queria a nota máxima e nada menos que isso – porque este foi o curso que eu escolhi e, se eu tirasse um sete, por exemplo, mesmo passando na matéria, significaria que eu não absorvi 100% do que me foi passado, logo, me reduzindo a um profissional “meia-boca”.

Porém, ainda assim, nunca fiz questão de sentar com a cara grudada na lousa. Sempre me vesti em modelos abalativos, saía de balada constantemente e, uma vez ou outra, também rolava umas conversas paralelas com amigos durante as aulas.

Foi aí que, ao sair de uma prova de antropologia cultural ou algo do gênero, alguém vem até mim e me pergunta se eu tinha ido bem. Apesar de mais tarde descobrir que sim, estava com uma sensação de dúvida e disse que não tinha certeza. Foi aí que eu ouvi um: “Ah não! Se até o Diego, que é nerd, acha que foi mal, imagina eu então!”. Fiquei pedrificado! Horrorizado! Nerd?!?! Eeeeeeeeeuuu!! Mas eu me visto tão bem! Gasto hoooooras na banca comparando e contrastando todas as Vogues e InStyles de todas as partes do mundo! Assisto E! e adoro ver os red carpets das temporadas de premiação! Como assim, Brasil?!

Foi um choque muito grande pra mim descobrir que eu era nerd. Porém, as minhas pintas com camisetas listradas rosa ploc-schock e hard verde-limão; cachecóis chamativos; pulseiras fluorescentes e outros acessórios super brilhantes que eu usei durante a minha fase mais clubber naquele lugar, acabaram mudando para sempre o esteriótipo de nerd naquela faculdade.

Porque eu não sou obrigado!

4 comentários:

  1. Babe Jane,
    Eu, no contexto, levaria a resposta do aluno " - Xi, Se até o Diego, que é nerd ..." como um tremendo elogio.
    Porque eu sei que o desclassificado que disse esta frase simplesmente quiz dizer que vc era inteligente ao extremo, tipo assim High Average IQ ... desculpe pelo monte de expressões in english ,mas acabei de ver a temporada inteira de Glee, 13 episódios in a row e eu não tô podendo parar de usar palavrinhas americanas .
    Fora isso, hoje a expressão correta para te descrever é GEEK. Sim, Di, vc é um geek - muito mais inteligente que a média + extrema habilidade e interesse por softwares e tudo relacionada a eletrônica, PC, videos, etc ... so, you're so geek bee!
    And that's a fact , e ainda um puta elogio ... porque se eu tenho que escolher um elogio - então é esse ... ser inteligente!
    Porque quem é inteligente sabe qual roupa lhe cai melhor, então está sempre "afrontando no look"!
    Porque quem é inteligente atrai quem é inteligente, então está sempre no meio das coisas e pessoas bacanas!

    E porque vc é inteligente e ainda LINDO DE MORRER!!!!!!! E conceituado!!! E so well-dressed!

    You're a geek and I lov U!!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal seu texto, mas ta na cara que seu colega tinha inveja do seu estilo!!

    Adorei tb os patinadores, a performance da Russa (?) é uma coisa de louco!!!
    é mesmo uma pena a falta de incentivos no Brasil pra um esporte tao fascinante....vc disse tudo!!
    e eu nem sabia daquele barraco NancyxTonia hahahaha
    vai lembrando das estorias aeê....
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. rsrs... Brigado, Doc e Ester!

    Foi uma amiga que me falou isso na verdade. Mas ela não falou de um modo pejorativo. Foi mais um comentário "normal" mesmo.. Ela não quis me ofender! Só fiquei surpreso que ela me via como nerd! rsrs... mas levei de boa! E adoorei ser nerd - só que com um estilo bem mais bafônico que o do esteriótipo! rsrsrs

    E Ester! Esse babado da Tonya X Nancy foi um barraco monumental!!! Foi uma das histórias mais famosas e polêmicas do esporte. Um barraco épico!! Aliás, foi esse barraco todo que fez com que a patinação artística no gelo ficasse mais conhecida nos estados unidos. E o vídeo que eu postei eh de uma russa sim.. a Irina! Fofíssima ela ^^

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha

    Eu lembro da senhora numa das aulas da faculdade q eu fui com a Tuffo ateha porta e conheci o Grande! aahhaha

    Sempre foi estilosissima! Alias nunca vou esquecer o dia q eu te conheci no aniversario d Carol, q a sra sabia o nome de todos os artistas basfonicos num joguinho q estavamos fazendo na mesa! ahahahaha

    Love ya!

    ResponderExcluir