sábado, 20 de fevereiro de 2010

Studying Abroad…

Quem me conhece sabe que um dos meus grandes sonhos é estudar fora do país, mais precisamente na Europa. Ou então em NYC – o único lugar dos EUA que eu suportaria viver.

Isso sempre foi um objetivo meu, aliás, NYC era a minha primeira opção, porém, depois de uma palestra com um representante da University of the Arts London, em São Paulo, de ter pego 5 kilos de brochuras e prospectos das faculdades londrinas nesse evento e ainda pesquisar mais sobre tudo isso na internet, realmente me apaixonei pelas escolas européias.

Eu queria fazer um mestrado em Filme e Vídeo, ou em Artes Sônicas, algo muito técnico e específico. Porém, quando terminava de devorar uma brochura, ou ler de ponta a ponta um site de uma universidade qualquer, sempre era brochante quando chegava na parte “tuition fees”. Para alunos internacionais, estudar na Europa é um preço absurdo!!!

Por exemplo, um aluno inglês ou europeu paga em torno de 6 mil libras! Já pra um aluno internacional, esse preço sobe para 18 mil libras – 3 vezes o valor! Eu até entendo que as instituições de ensino têm convênios com vários orgãos governamentais e conseguem esses descontos para alunos europeus (porque, na verdade, o preço para aluno internacional seria o valor “normal”). Mas é um absurdo a diferença dos valores.

Sem contar que, mesmo que eu estivesse disposto a gastar essa quantia, eu me sentiria como um pedaço de merda dentro de uma classe: sabendo que a pessoa do meu lado pagou 3 vezes menos pra aprender e experienciar a mesma coisa que eu. Ficaria paranóico! Se tirasse nota baixa num trabalho, me questionaria se foi por causa da minha nacionalidade ou, ao contrário, se tirasse uma nota altíssima, me perguntaria se foi porque estou pagando mais.

Realmente, estudantes brasileiros só fazem este tipo de curso se forem muito ricos ou tiverem cidadania européia. Fui com dois amigos meus (um casal de namorados) e os dois conseguiram obter cidadania italiana. Até pensei nessa possibilidade, mas a árvore genealógica da minha família é um tanto obscura e, no caso da italiana, era a minha bisavó que era de lá; precisaria ser o meu bisavô pra manter a linha paterna (acho uó essas leis machistas!).

Tive outro amigo que estudou em Londres usando um fake ID português na hora da matrícula; que ele comprou de uma máfia local. Mas eu sou uma pessoa muito “by the book”. Não teria coragem de fazer uma coisa dessas. Imagina se me pegam?? Ser preso, deportado, pagar uma multa uó, ficar com a reputação sujíssima... No, no, no!

Daí, meio que tirei essa idéia de fazer mestrado lá fora. Até mesmo porque, o mestrado, pra eles, não tem o mesmo peso que aqui no Brasil. Aqui você tem que obrigatóriamente ter concluído o ensino superior; lá, se você comprovar experiência profissional na área que deseja cursar, nem precisa de faculdade. Aqui você tem que escrever uma tese gigantesca defendendo sua pesquisa, lá você pode fazer um trabalhinho prático sujo no lugar de tese e fica tudo por isso mesmo, sem contar que alguns desses cursos ainda estão em processo de reconhecimento. Acho uó.

Mas também não desisti de estudar fora, porém, em cursos técnicos de menor duração que, pra meu alívio, custam o mesmo preço para todos por se tratar de cursos de extensão. Ainda mais que, além de aprender, o meu objetivo é conhecer pessoas, virar o queridinho do professor, fazer network e conseguir um emprego por lá mesmo através de algum contato ou indicação. E, pra isso, não preciso me matricular num curso de mestrado.

Porém, reservo-me no direito de mudar de idéia caso eu me naturalize, um dia, em algum país europeu; ou me casar com alguma amiga lésbica européia que precise esconder a sua orientação longe da família ou, ainda, se eu achar o “the one” por lá mesmo.

Regardless, de um jeito ou de outro eu vou arrasar! Realmente não tenho a mínima idéia do rumo que a minha vida seguirá nos próximos anos, mas, de uma coisa eu sei: minha vida está seguindo uma direção glam! E eu sei que, de um jeito ou de outro, everything is going to be just FABOLOUS!

4 comentários:

  1. Calmaaaa Bee ... vc vai fazer tanto sucesso que Tatijana (!!!) vai bancar seus estudos all over the world!!!!
    e se Doc casar mesmo com papai Reeves, eu prometo obrigá-lo a depositar seu Tuition $$$ ... ou naum vai ter cerveja hoje!!!

    ResponderExcluir
  2. Arrasou Bee, agoea em Roma eu acendi velas pelos meus amigos então pode se preparar porque aquele conde italiano bilionario e enrustido resolveu sair do armario e encontrar o amor verdadeiro, quem sabe o destino nao tava esperando esse momento?

    ResponderExcluir
  3. hahahah Ahazou pat!!
    deus te ouçaaaa!!!!!

    srsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. O que precisar na Italia to aqui, se lembre!!
    Tenho um amigo brasileiro que trouxe a FOX dos US pra Europa (amigao). Conheço um casal donos de um estudio de dublagens, e um amigo que faz documentarios (esse é filho de Adolfo Celi, ator que viveu no Brasil).
    Conheço tb uma americana que mora aqui e é produtora. Ela acabou de produzir Julia Roberts no filme "Comer rezar e amar" (a parte rodada em Roma).
    Nao sei se Roma é o lugar bom pra esses cursos...realmente mestrado é mto caro aqui.
    Se vc tiver intençao de Roma, quem sabe uma dessas pessoas pode te dar uma mao...ou...sabe Carlinhos do Pao de festa? amigo de Patricia? acho que ele trabalhou aqui em Roma em uma produtora e se vc pensar em Roma ele talvez pode te informar melhor.
    Torço por vc, acho que vc tem tudo pra arrazar nessa estrada!!!

    ResponderExcluir