terça-feira, 18 de maio de 2010

Tititi

Um dia desses, eu resolvi mexer numas caixas de tranqueiras que eu tenho aqui em casa. Peguei com a minha mãe esse costume de guardar todos os tipos de papéis que um dia eu usei. Aqui em casa, minha mãe tem todos os cadernos de faculdade e colegial que ela usava. Todos os livros do ginásio, incluindo um atlas datado da década de 70 com o mapa da União Soviética. O detalhe é que ela nunca abriu esses cadernos e livros de novo, mas está sempre ali – já nos mudamos duas vezes e todas essas tranqueiras acompanham a gente pra qualquer lugar que moremos.

Já as minhas coisas, eu costumo olhar de vez em quando. Entre provas de estudos sociais da segunda série, bilhetinhos que eu passava e recebia e outras tranqueirinhas, eu achei algumas anotações do site pirata que eu e minhas amigas mantínhamos: o Tititi Cidade Maia!

Isso foi durante o segundo ano do colegial. Eu era daquela turma descolada que não tava nem aí pra nada! Não sentávamos na frente, mas também não éramos da turma do fundão. Não estudávamos muito, mas sempre íamos bem nas provas. Preenchíamos o nosso tempo escutando música no disc-man (ainda não existia MP3 player!); líamos Marie Claire, respondíamos os testes da Capricho ou brincávamos de Stop! Não éramos do grupo dos nerds e nem dos populares, mas, ao mesmo tempo, todo mundo conhecia a gente.

Daí, um certo dia, alguém do nosso grupo falou: “Vamos fazer um site pirata anônimo de fofocas desse colégio?”. E, PAFT! – nasceu o Tititi Cidade Maia, que era o nome do nosso colégio (sem o “Tititi” na frente, óbviamente). Só que o mais engraçado desse site é que não tinham fofocas nele! Até mesmo porque a gente pouco se importava com a vida dos outros e não sabíamos de nada sobre ninguém. O que aconteceu foi que a gente fez uma lista! Que nem no Oscar mesmo! “Pior Professor”, “Pior Sapato/Tênis”, “Pessoa Mais Brega”, “Pior Acessório”, “Pior Casal”. E colocamos os cinco piores colocados em cada categoria.

Enquanto compilávamos esta lista, fomos de classe em classe, depois do horário, sem ninguém ver, escrevendo o endereço do site no alto da lousa. Tudo isso foi muito rápido! Tivemos a idéia do site e da lista na quarta, na quinta escrevemos o endereço do site na lousa e, no final de semana, colocamos o Tititi no ar com um rascunho da lista, ela ainda não estava pronta! Mas pensamos, “Aff.. deixa a lista no ar assim, por enquanto, porque a gente acabou de divulgar o site! Vai ter só uma meia-dúzia de gatos-pingados que vão acessar isso por agora mesmo, praticamente ninguém vai ver essa lista agora...”

Ledo engano...

Quando chegou na segunda, tinham pelo menos umas 20 pessoas com a lista impressa! E, essas 20 listas circulando pelo colégio na segunda, fez uma enorme propaganda do site e, na tarde desse mesmo dia, recebemos simplesmente 300 acessos! Quando chegou na terça de manhã, o colégio inteiro estava com essa lista na mão! Não se falava de outra coisa por lá! Foi um pandemônio!

Vários professores fazendo sermões na sala sobre o Tititi! Todo mundo especulando quem estava por trás do site, incluindo o diretor. E, é claro, uma enxurrada de emails dos alunos lotando a nossa caixa. Uma minoria se mostrava indignada com o site e as listas! Mas, a grande maioria não só adorou a idéia como também votava e indicava pessoas pras listas Tititi.

Detalhe também que o diretor tentou formar uma equipe de alunos com conhecimentos em informática pra tentar quebrar o sigilo do site ou rastrear o IP pra descobrir quem era. Pro azar dele, euzinho mesmo estava na equipe! Pra não levantar suspeitas. Ou seja, a tentativa de rastrear a gente, foi frustrada! Porém, mesmo que eles tivessem conseguido hackear o site e ver as informações cadastrais, não teriam descoberto a gente, porque eu preenchi o cadastro como “Fada Nada”! Hahahaha!

Aliás, como eu era um dos únicos alunos que sabia construir sites, lógico que eu era um dos principais suspeitos. E o mais legal é que cada aluno tinha uma teoria diferente! Pra uns era eu quem estava fazendo tudo sozinho! Pra outros era um menino da outra sala que mexia com computadores. Existiam uns 10 suspeitos, mas, o erro de todos foi não pensar que quem fazia o site era, na verdade, um grupo de pessoas! Isso porque, no site, estava escrito que era mesmo um grupo de pessoas e, inclusive, assimilamos cada um de nós com um personagem do Cartoon Network (eu era o Johhny Bravo! Rsrs).

Quando percebemos que as pessoas pensavam sempre o contrário do que escrevíamos no site, começamos a colocar nós mesmos no meio das listas. E isso acabou tirando um pouco das suspeitas sobre a gente. Detalhe que, até hoje, um dos meninos que mexia com informática e que tentava rastrear os autores do Tititi, ainda recebe acusações de que foi ele quem fez o site!

O que eu achava mais cômico era como as pessoas se importavam com a opinião alheia! Juro que eu nunca pensei que um site com uma lista sobre os “piores sapatos”, “cabelos”, “acessórios”, teria tanta atenção e repercussão! Não era uma coisa preconceituosa ou difamatória! Era tão idiota esse conceito da lista que a gente teve que aproveitar a chance e tirar o máximo de proveito disso. E foi cômico!

Depois de uns dois meses de caos, a gente decidiu parar de atualizar o Tititi, a história caiu no esquecimento e tudo voltou ao normal.

Mas a verdadeira identidade de seus autores, até hoje, continua incerta e obscura para todos os ex-alunos daquele pacato colégio guarulhense...

7 comentários:

  1. hahahahaha,AMEI o tititi aqui, sou fã mega, blaster,super, hiper de Carlas Manoelas e amo seus capítulos, não conhecia sue blog e adorei, já estou te seguindo Diego!!!
    bjinhos
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Hahaha a unica coisa que me deixa triste nessa historia, é pensar que na minha epoca de escola nnao existia nem disc man, so era LP mesmo hahaha que dirá site!

    ResponderExcluir
  3. Ei Diego!
    pensei que vc tivesse enterrado de vez o NFE.
    eu clicava e dava erro...
    esse é mesmo seu blog, esse título é sua cara, ótima idéia ter mudado!

    popularidade não é pra todo mundo..wawwww
    podiam ter ganhado dimdim com o ed sense...rsrs
    senti sua falta....bjssss

    ResponderExcluir
  4. Dri!!! Seja bem vinda ao meu blog gataaa! sinta-se a vontade! A casa é suaaa! rsrsrs Bjaaaummmm

    Ain Pat! É uó mesmo pensar no passado, neh! rsrsrs
    mas bobagemmmm! a gente disfarça! rsrsrs

    E Ester, esse bafo de adsense não era da nossa época tb! hahahaa... isso só era oferecido pra portais! não é que nem agora que qualquer um pode colocar um banner no site e ganhar uns trocados! hahhahaha

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  5. Diego cadê o tititi atual gato?

    Eu tb tenho milhões de estorias que daria um livro, mas como escreve vc não tem igual...

    Voce chega devagarzinho, com o seu recurso incentivador no começo, depois pimba! a estória flui super divertida!!
    Pensando bem o outro título tb combinava com vc
    rsrsrs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Aiiiii bibinha !!
    Então quer dizer que praticamente Gaurulhos teve sua primeira gossip girl muito antes de Manhattan????!!! E que vc é mesmo toda trabalhada na Blair Waldorf???!!
    Por isso que te amo cada dia mais horrores!!!!
    Doc

    ResponderExcluir