segunda-feira, 24 de maio de 2010

Me and the Games

Hoje eu vou falar de um papo meio HT demais pro meu gosto! Hahaha... Mas que eu adoooroo: games! Porém, eu não gosto de qualquer jogo, non! Tem que ser jogos elegantes, de raciocínio e estratégia!

Acho que eu meio que fiquei traumatizado com os consoles de videogames dos anos 90 e, por causa disso, só jogo games para computador. Nos anos 90, não existiam memory card, ou seja, não dava pra você jogar, salvar um ponto de restauração da parte que você parou no jogo, desligar e depois religar o videogame pra começar no mesmo ponto que parou! Tinha que começar e terminar um jogo na mesma hora! E isso era muito frustrante!

E eu sou uma pessoa que sou muito afetada pelas coisas que estão a minha volta! Imagina eu jogando um jogo e começa a chover!! Minha mente começava a pensar que poderia cair um raio a qualquer hora e acabar a energia e eu ia ter que começar tudo de novo! Daí, essa pressão psicológica me precavia de terminar um jogo, porque eu ficava tenso e não me concentrava o suficiente.

Mas então surgiram os jogos de computador, que me deixam salvar o jogo a qualquer momento e, também, os jogos de estratégia! Como eu disse, gosto de jogos elegantes! Aonde você aprende coisas! So sorry, mas counter strike é uóooo! Esses joguinhos de corrida e aventura, idem!

Jogos elegantes são aqueles jogos que fizeram muito sucesso na segunda metade da década de 90. Os jogos com atores reais que você apontava e clicava em alguém ou em alguma coisa pra continuar o jogo. Pra jogar esses jogos, você tem que ter o mínimo de cérebro e ter um ótimo poder de dedução! Você visita museus, lê trechos de livros, diários e tudo está relacionado com a trama da história. São jogos que você joga com mais calma... sem pressa...

Ao invés de fases são capítulos, como se fosse uma novela, e pra avançar pro capítulo seguinte, você precisa terminar uma série de ações... e se você não termina, o próprio mecanismo do jogo faz com que você não consiga seguir adiante.

Eu estou escrevendo esse post porque simplesmente eu consegui fazer funcionar e jogar até o fim o jogo Phantasmagoria!! Esse é o problema desses jogos – por serem jogos antigos feitos pra rodar no DOS ou no Windows 3.1; a compatibilidade é muito precária. Tem que ter muita paciência pra rodar esses jogos, mas eu finalmente descobri um jeito de rodar esse jogo!

E, agora, vou listar o meu top7 de jogos de estratégia favoritos, e vocês constatarão como as histórias eram interessantíssimas e, garanto que, depois de ler essas histórias, vocês vão ficar com vontade de jogar pelo menos um desses jogos:

Gabriel Knight 2 – A Fera Interior:
Eu sou suspeitíssimo pra falar desse jogo! São 6 CDs de puro glamour! Essa é a continuação do GK1. O Gabriel é um escritor de ficção que descende de uma família de “Caçadores das Sombras” – que encara com fenômenos sobrenaturais. O jogo é de 1995 e é com atores reais. A investigação começa na Alemanha, numa cidadezinha de campo, quando começa a acontecer assassinatos por um suposto lobisomem. A história é tão complexa que acaba envolvendo o Rei Ludwig II, da Bavária – aquele rei alemão que ficou doido e construiu um monte de castelos pela Alemanha, o compositor Richard Wagner e um mórbido clube de caça em Munique. A história é dividida em 6 capítulos (1 por CD) e a cada capítulo você alterna entre o Gabriel e sua assistente: Grace. É uma coisa meio Mulder e Scully: o Gabriel é mais ativo, vai a campo e com a Grace é mais sobre pesquisas, livros, visitas a museus. Até mesmo porque ela tem um mestrado de História em YALE. E é uma novela porque a Grace meio que se mete no caso, já que ela estava nos USA. Daí ela viaja pra Alemanha as pressas e pensa que o Gabriel e a governanta do castelo aonde ele mora estão tendo um caso! Daí já viu, né? Tem todo um drama!!

Gabriel Knight 1 – Pecado dos Pais: Esse é o jogo que antecede os eventos da Fera Interior. Ele é em desenho animado, feito em 1993 e com a voz de Tim Curry no papel de Gabriel Knight. Nesse jogo, somos apresentados a Gabriel. Um escritor de meia-tigela uó, sem um centavo no banco, super mulherengo que possui uma loja de livros em Nova Orleans aonde Grace trabalha como sua assistente e balconista – detalhe que os dois não tem nenhum tipo de caso amoroso – já que Grace faz o tipo intelectual e despreza horrores o Gabriel. Ele ainda não sabe muito de suas origens e de todo esse bafo de ser descendente de uma família de “caça-assombração” porque o pai dele desertou da família na Alemanha e veio morar nos EUA. Diferente da “Fera Interior”, nesse jogo, você só joga com o Gabriel. O caso desse jogo é sobre uma série de assassinatos em Nova Orleans que foram causados por rituais de voodoo! O Gabriel começa a ficar envolvido com o caso justamente pra conseguir material pro seu livro. Daí ele fica envolvido demais e é contatado pelo seu tio-avô lá na Alemanha, que conta todo o babado da tradição da família dele. No final, o tio-avô dele acaba morrendo e o Gabriel não só herda o castelo dele na Alemanha como vira um escritor de grande sucesso nos EUA com o seu livro inspirado no caso. E também vira o mais novo “Caçador das Sombras” de sua tradicional família. Tem também o Gabriel Knight 3 – Sangue Profano; que eu também tenho mais é uó! Ele é em 3D, Tim Curry retorna pra dublar Gabriel mas o gráfico é péssimo! Todo mundo com cabeça quadrada! Ele é de 2000 e a tecnologia 3D não estava tão avançada! A história é sobre o mesmo tema do código DaVinci – mas detalhe que esse jogo foi lançado ANTES do livro!

Phantasmagoria: Esse jogo é de 1995 e você joga com uma escritora que acaba de se mudar pra uma casa com o seu marido. Detalhe que a casa é uma mansão gigante que tem fama de ser mal assombrada. E lá morava um famoso ilusionista no final do século XIX. O bafo é que todas as coisas do ilusionista ainda estão na casa! Incluindo cartas, livros, quadros e mais um monte de coisas bizarras como o próprio túmulo dele e uma sala com cadeiras elétricas e instrumentos de tortura! Ele também foi casado 5 vezes e tinha uma filhinha que morreu afogada com dois anos de idade. Detalhe que no quarto do bebê tem uma estranha nuvem de vapor voando sobre o berço, uma foto do bebê e um ursinho decaptado em cima da mobília! É teeeeensoooo!!! E a mulher começa a ter visões, assombrações... o marido dela acaba sendo possuído por um espírito maldito e temos que descobrir um jeito de escapar. Detalhes que esse jogo tem cenas de estupro e violência gráfica fortíssimas! Mas é muito digno e eu levo altos sustos quando jogo isso!!

Black Dahlia: Esse jogo é de 1998 e é filmado com pessoas reais e, ao mesmo tempo com cenários em 3D. Tem ainda Denis Hopper e Teri Garr no elenco. E ele é inspirado numa série de assassinatos de um serial-killer, incluindo o famoso assassinato da atriz Elizabeth Short na década de 40. Assim... o jogo é um bafo! Tem 8 CDs e demora dias pra você conseguir chegar até o fim, mesmo sabendo tudo o que tem de fazer do começo ao fim. Mas eu acho a história um pouco fraca, principalmente o final e também têm muitos puzzles que eu odeio! Puzzles são aqueles quebra-cabeças uós! Do tipo cubo mágico, que você tem que ficar horas montando alguma coisa... Essa parte eu acho muito complicada e peguei os cheat codes na internet! Porque eu não sou obrigado! Você joga com um investigador (a CARA do Murilo Benício!) que está num novo emprego em Cleveland – em uma divisão secreta do governo americano especializada em capturar espiões e subversivos nazistas. E, daí, a sua investigação acaba cruzando com esses assassinatos em série! E o jogo se arrasta por anos e anos... é um bafo!

Byzantine – o Império da Traição: Aqui já é uma história mais prática. O jogo é em filme, com atores reais. Mas você joga em perspectiva de primeira pessoa, ou seja, não controla um personagem. Você é um repórter que é convidado pelo seu amigo a ir pra Istambul cobrir uma história que ele tem pra contar. Chegando em Istambul você acaba no apartamento de seu amigo mas, ao invés dele, encontra a polícia: o seu amigo não só está foragido como também está sendo procurado. Você fica no apartamento e o seu amigo te liga pra combinar de se encontrar. Quando você chega no ponto de encontro, o cara está morto e você acaba virando o principal suspeito da morte dele. E ainda descobre que ele estava envolvido em uma rede de contrabando de tesouros nacionais que rouba coisas que ninguém nem sabia que existia! Pra desvendar isso, você acaba passando por palácios, mesquitas, igrejas, museus e tudo mais que está relacionado com arte bizantina, incluindo a Igreja Santa Sofia, o Palácio de Topkapi, a Cisterna Basílica! Esse jogo é uma aula de história da arte e com uma trama doidíssima!

Titanic – Uma Aventura Suspensa no Tempo: Sim! É um jogo que se passa no Titanic! Apesar desse jogo ter sido lançado em 1996, numa época pré-"Titanic – o filme"; eu comprei mais tarde; durante a minha febre do "Titanic – o filme". Porém, foi dificílimo achar esse jogo, demorei uns dois anos pra achar! Mas é bafo! Os gráficos do navio são ótimos! Mas a atuação dos personagens é péssima! Você é um agente secreto desempregado, na década de 40, que está em Londres, no meio de um bombardeio nazista! Daí jogam uma bomba no seu apartamento e isso faz com que você volte no tempo, precisamente no Titanic, horas antes de afundar. No passado, você tinha sido enviado pra uma missão lá, mas acabou dormindo e perdendo a hora e nunca encontrou o seu contato no navio. Dessa vez você encontra o contato e tem que resolver o mistério. A história é um bafo! E, dependendo de suas ações, geram vários finais diferentes! Acho isso bem legal! Porém, não há como evitar de o navio afundar, não adianta! Mas, pelo menos, você pode evitar a ascenção de Hitler no poder e as duas guerras mundiais! Não tem idéia como? Ask me how! :) hahahah

Hellcab: Esse é mais um guilty-pleasure! Na verdade, eu comprei esse jogo numa feira de informática, em 1996, porque, na capa dizia: “Guia Turístico de NYC”. Falei: “Luuushooo! Vou comprar! Custa 10 reais!”. Na verdade, o que eu comprei foi um jogo chamado Hell-Cab. Instalei o jogo na máquina, apareceu o Time Square e, de repente, o céu fica vermelho e entra uma narração: “Você está em NYC e perdeu o vôo de conexão! Tem tempo para matar! Você entra em um táxi, mas agora é tarde! Você acaba de entrar no táxi do inferno!”. Eu fiquei treeeeegeeeee! O jogo é de 1993. E, ele tenta ser assustador, mas o gráfico é tãaaaaao tosco que é cômico! E a história não tem nada a ver com nada! O taxista, que chama Raul, é um demônio (você consegue ver os olhos vermelhos dele pelo retrovisor) e ele cobra uma corrida que você não tem dinheiro pra pagar e faz você assinar um contrato lhe passando a sua alma. Daí ele te leva numa viagem pelo tempo e você acaba na Roma antiga batendo boca com o Nero, lutando com gladiadores! Depois você vai pra primeira guerra mundial, depois você vai pro tempo dos dinossauros! Até hoje eu não entendi esse jogo! Mas é muito engraçado! Aliás, minha mãe, quando teve a primeira chance, deu um sumiço nesse meu jogo. Lembrando que eu tinha 11 anos na época e esse jogo falava sobre o inferno, tinha linguagem sensual altamente provocativa e tudo mais. Mas eu dou um rim pra ter uma cópia desse jogo de novo e poder jogar mais uma vez! Rsrs

Adendo 1: HellCab foi um dos primeiros jogos em CD-ROM na história e também um dos responsáveis pela estabilização de jogos neste formato para PC.

Adendo 2: Acabo de dar um google aqui e achei Hell Cab pra download e estou baixando neste exato momento!! Já tinha tentando procurar uma vez e não consegui!! I Looooooooooove interneeeeeeet!

Bom, é isso!
Ficaram com vontade de jogar algum desses jogos??? :)

5 comentários:

  1. Afffff!!
    Eu entrei aqui rapidinho para postar antes de ir trabalhar mas o post de hoje e´mooooooooito complexooooo , Meusdeus !!!!!
    Entaum volto a noite para ler tudo com calma e dar meu pitaco !
    Vc é tão inteligente que as vezes me cansa !!!!
    hahhahaha
    lov uuu

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei com vontade não, odeio ter que quebrar minha linda cabecinha.
    Gosto de jogar tetris, conta como jogo?
    hahahaha
    Vc tbem gosta daqueles que chama RPG?

    ResponderExcluir
  3. Nossa !!!
    To muito loira hoje !!! Que complicado !!!!
    Hahaha !!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olha só, se vc entrar num cinema e metralhar todos da primeira fileira, ja sei de quem é a culpa: HellCab.
    E para de me assustar pq senao eu nunca mais ando de táxi!

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego, vc convidou eu vim conhecer aqui, vc é ótimo!!!Eu ainda sou do tempo de jogar war huahahua, se quizer me seguir irei adorar, bjs!!!

    ResponderExcluir