domingo, 31 de janeiro de 2010

Mágoa de Patinadora

Faltam duas semanas pras Olimpíadas de Inverno!! Estou super ansioso pra ver as competições de patinação artística. Apesar de não ser um super fã de esportes, nem torcer pra time de futebol nenhum, todos estes esportes artísticos me atraem muito. Acompanho ginástica artística há mais de 14 anos. E, com o advento destas novas tecnologias digitais, codificadores de vídeo, etc; consegui por as mãos em centenas de competições dos anos 70, 80 e 90 que, até então, eram impossíveis de se encontrar - salvo nas prateleiras empoeiradas dos seguidores mais antigos do esporte, que gravavam as competições em VHS, até mesmo eu tenho algumas competições perdidas em fitas.

Ao contrário de esportes como futebol, boxe, baseball etc. Patinação, ginástica artística, rítmica, etc; são esportes mais finos, e as pessoas que o apreciam, em sua grande maioria, são pessoas chiques, dignas, com um certo nível de sofisticação e com uma inclinação para as artes... traduzindo... viados, socialites e patricinhas de plantão.

Lógico que, para toda regra existe sua excessão. Mas essa é a tendência, pelo menos no continente americano. Porque, óbviamente, em países europeus como Rússia, Bielorússia, etc, esportes artísticos como estes são vistos pelos olhos das massas com a mesma paixão que o futebol é visto por aqui. Se um menino quiser praticar ballet, na Rússia, ninguém vai chamá-lo de bixa. Aliás, eu não sei como os russos conseguem fazer isso, mas sempre que eu vejo um ginasta russo, ou um patinador no gelo russo, ou até mesmo um bailarino russo, eu simplesmente não consigo interpretar seus movimentos tão artísticos e elegantes como “femininos” ou “afetados”. Sinto até uma vibe de masculinidade demasiada por demais vindo deles. Ou ninguém se lembra do bailarino Mikhail Baryshnikov arrasando nos episódios finais de Sex and The City?

Deve ser até mesmo por causa dessa educação e incentivo à práticas esportivas mais artísticas na Europa, um tanto controversas na América; que há uma diferença monumental entre os patinadores artísticos norte-americanos e europeus. A maioria dos patinadores americanos, na faixa dos 20 e 25 anos, são verdadeiras meninas, eles dão muita pinta! Enquanto os patinadores europeus, na faixa dos 25 e 29 anos e, em sua grande maioria, casados e com filhos, são másculos - independente do colant grudado no corpo, ou dos patins combinando com a roupa, ou dos movimentos dramáticos e artísticos, ou da música tirada de uma ópera do Puccini ou de algum compositor clássico do século dezessete. Comparem a diferença entre o russo Alexei Yagudin e a bixona americana da Johnny Weir (acho ela super afronte, mas, como protetor dos animais, tô magoada com ela depois que a bee começou a usar pele nos figurinos dela).

Bom, agora vou explicar o motivo do título desse meu post. Eu tenho MUITA mágoa de não ter tido a chance de praticar patinação artística no gelo nesse país uó. Quando eu praticava ginástica, descobri o esporte muito tarde e, além disso, não tinha o padrão físico para o esporte (era alto demais). Porém, na patinação, eu não precisaria ter começado a praticar quando ainda estava no útero da minha mãe e, ao contrário da ginástica - aonde todo mundo se aposenta depois dos 20 anos de idade, poderia levar a minha carreira como patinador até a casa dos 30 anos.

Ok, Ok. Alguns vão dizer que o Brasil é um país tropical e blá, blá, blá. Mas, gatas, os centros de patinação artística não são montados sobre lagos congelados pelo frio. Em qualquer lugar do mundo, independente do clima, poderia ser construída uma estrutura para a prática desse esporte, mas, infelizmente, não há interesse e nem demanda porque a maioria das pessoas desconhecem este tipo de esporte na América. Por isso, podem me chamar do que quiser, mas, comparada ao resto do mundo, a Europa está há anos-luz em todos os níveis sociológicos e culturais possíveis.

Quando estava em Barcelona, fui eu, minha amiga racha, minha amiga biba e meu amigo hétero rachando um táxi pelos pontos turísticos da cidade. Teve uma hora que fomos arrastados para o estádio do time de futebol FC Barcelona. Eu e minha amiga biba nem queríamos ir, mas, como o nosso amigo hétero e a amiga racha queriam, acabamos cedendo. Para a minha surpresa, me deparei com uma pista de patinação no gelo que era parte do complexo. É óbvio que eu e minha amiga bee nem perdemos tempo fazendo tours pelo estádio própriamente dito e já nos jogamos no gelo!

Apesar de já ter patinado no gelo uma única vez na vida, aquela era realmente a primeira vez que eu patinava em uma pista profissional. Não era uma bacia de 6m X 15m cheia de água congelada dentro da praça do shooping Matarazzo (atualmente conhecido como shopping Bourbon), com várias partes da pista tortas e esburacadas. Era uma pista profissional gigante com a sua superfície totalmente plana.

Mesmo com um patins genérico uó, eu consegui patinar sem maiores problemas. Quinze minutos depois, eu já estava patinando usando apenas um dos meus pés. Em outros momentos quase completei um giro em espiral. Patinei por toda a extensão da pista na maior velocidade, algumas pessoas ficavam me olhando, pensando que eu ia fazer alguma coisa impressionante como puxar um triple-Lutz combinado com um triple-Axel. Mas os decepcionei. Minha amiga bee, coitada, mal conseguia se equilibrar. Lembram da cena do Bambi aprendendo a andar?? Rsrs

E eu falava pra bee, “Gata, é facinho!!! Tentaaaa”. E ela: “É super difícil!! Só é fácil pra você porque a senhora é chic, feminina e já foi ginasta!!”. E eu começei a pensar: “Será?? Será que eu tenho um talento adormecido esperando pra ser despertado?” Porque, pra mim, patinar ali era tão fácil! E foi apenas minha segunda vez! Isso sem contar que eu nem estava com um patins decente. Imagina se eu tivesse usando um patins digno, com as lâminas mais afiadas que a minha gilete mach-3 de ponta tripla que eu uso pra dar na cara das bixas tapadas?!

E, então, enquanto eu tentava ensinar a bee a se equilibrar, uma bixinha espanhola de uns 12 anos de idade passa com tudo fazendo giros em espirais e alguns saltos! Chorei lágrimas de sangue! Olhei pra ela e pensei: “agradeça por você morar na Europa, gatinha!”. Vislumbrei a minha infância como patinadora que me foi negada! Porém, sempre guardarei aquele momento em que eu compartilhei com o gelo e, quando eu morar na Europa um dia, quem sabe esse meu talento não se manifeste? Caso este seja o caso, te vejo nas Olimpíadas de Inverno de 2014, aliás, você me verá! Rsrsrs

PS1: Existem patinadores no gelo brasileiros, mas 99% deles moram e treinam fora do Brasil.

PS2: Não sei se alguém teve a paciência de conseguir ler este post até o final. Sei que eles estão gigantes! Futuramente, tentarei maneirar no tamanho deles. È que eu tenho tanta coisa pra falar que eu me empolgo! Rs

PS3: Para se aprofundarem mais no assunto, seguem dois vídeos de performances lindas.

A russa Irina Slutskaya em 2002, patinando no mundial:

http://www.youtube.com/watch?v=iiCmgBNUDRI&feature=related

(O vídeo tem 9 minutos de duração, mas, a apresentação termina aos 4. Os outros 5 minutos é só ela sentada esperando a nota, é que, nesse vídeo, dá pra ouvir a música sem as vozes dos comentaristas, que é linda... minha parte favorita é o final super dramático!! Por favor, assistam até o final da série! É lindo!

E Alexei Yagudin, na apresentação que lhe rendeu a medalha de ouro olímpica:

http://www.youtube.com/watch?v=8UFHvSWmY0c

Caso a artisticidade ainda não os tenham incentivado, seguem mais alguns motivos muito interessentes, estrelados por alguns patinadores europeus.

Stéphane Lambiel, da Suíça.

Samuel Contesti, da Itália!

Yannick Ponsero, da França!

Brian Joubert, da França também!

Então arrasem na transmissão da patinação nas olimpíadas de inverno, entre os dias 14 e 25 de fevereiro, porque todos eles estarão lá, acho super digno! E, se ainda isso não for um motivo bom, tenho mais outro pra sintonizar nas competições de patinação:

Hahahaha!!!

Smack!

6 comentários:


  1. Eu ia postar q acho uoh essas coisas, e q prefiro ver futebol e afins por causa dos jogares, qdo me deparo com as fotos q vc postou.
    Jah vou ateh encomendar uns patins pra ir treinando, pq eu nem to bowa HAIUASHUA

    Qto a sua foto de patinadora achei super digno!

    hahahaha

    Amo a sra!

    bjoooO

    ResponderExcluir
  2. Beee, arrasou de patinador, se vc fr pras olimpiadas eu juro que divido a passagem o carnê e te acompanho ok?
    Nem que seja pra fazer massagy!

    ResponderExcluir
  3. Então , este post foi uma aula de cultura!! Demorei 2 horas entre ler e assistir os videos ... mas me diverti horrores!!!

    Eu acho que vc devia estar indo como correspondente para as Olimpiadas de Inverno em Vancouver - ia arrasar!!!! A Sheila Mello ganhou 2 passagens para as olimpiadas na Fazenda ... se vc segurar o tchan direitinho, quem sabe ela topa te levar??!!! www.sheilamello.com.br

    Agora como eu gosto de um bafo whatever it is .... eu acho que vc deveria complementar este post com a história que eu mais amo na patinação : a verdadeira história de Nancy Kerrigan X Tonya Harding !!!!

    Eu amooooooo essa história ... primeiro porque a perna quebrada não foi a minha, segundo porque parece com " Dallas" - moooito ódio, vingança e traição!!!!!
    Lov u
    Doc

    ResponderExcluir
  4. hahahaha a história da Nancy Kerrigan e Tonya Harding é cláaassica!!! Mas a verdadeira estrela dessa história foi a Oksana Baiul (européia, é claro!) que quebrou tudo (péssima escolha de palavras! rssr) e conseguiu a medalha de ouro...

    Pra quem não sabe e resumindo a história:

    A Nancy Kerrigan e a Tonya Harding eram duas patinadoras rivais que estavam disputando vaga pras olimpíadas. Daí, às vésperas do campeonato americano, o ex-marido da Tonya contrata uns capangas pra quebrar a perna da Nancy. Porque se a Tonya fosse pras olimpíadas, ia rolar peencas de acué nos contratos de patrocinadores. Resultado: o plano é descoberto, a Nancy exige ir pras olimpiadas tb, a competição olimpica de patinação feminina vira a sexta transmissão de maior audiência da história da televisão, as duas competem, Oksana Baiul leva o ouro e a Tonya Harding é banida da federação de patinação e acaba pagando multas e serviço comunitário! Por mim, eu já acertava a cabeça da Nancy, pq eu acho ela com muito cara de tapada! rsrsrs...

    Obrigado por me lembrar, Doc! rsrs
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego, tudo bem?
    Não sabia dessa informação que 99% dos atletas de gelo do Brasil moram fora, mas o pq eu sei neh, nao tem nada aqui....
    Onde vc conseguiu essas informação? (to fazendo trabalho :P)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hey Pekena! Tudo bem sim! Eu achei essa informação no site da confederação brasileira de desportos no gelo; segue o link do site oficial com o perfil dos atletas:

    http://www.cbdg.org.br/atletas.htm

    Lá eles mencionam aonde residem e treinam, e quase todos treinam nos USA ou Europa.

    Bjs

    ResponderExcluir